Skip to main content

Featured

Delegar permissões de Administrador no Microsoft Entra ID

Delegar permissões administrativas no Microsoft Entra ID é essencial para distribuir responsabilidades de forma segura e eficiente, sem comprometer a governança da organização. Essa prática evita a concentração de acessos privilegiados em poucas contas e reduz riscos de segurança, ao mesmo tempo em que melhora a rastreabilidade das ações administrativas. Acessando o portal do Microsoft Entra O primeiro passo é acessar o portal de administração do Microsoft Entra em https://entra.microsoft.com com uma conta que possua a função de Global Administrator , pois apenas esse perfil tem autorização para gerenciar funções administrativas. Navegando até as funções administrativas No menu lateral, selecione Identidade e depois clique em Funções e administradores . Nessa área, você encontrará uma lista com todas as funções disponíveis no Entra ID, como: Global Administrator User Administrator Groups Administrator Helpdesk Administrator Security Reader Compliance Administrat...

Atualização de política de link padrão no OneDrive e SharePoint



A forma como administradores podem controlar o comportamento padrão de compartilhamento de arquivos e pastas no OneDrive e SharePoint Online foram alteradas. Agora, é possível definir um link de compartilhamento padrão de forma mais granular, reforçando a segurança da informação e o alinhamento com políticas internas de governança.

Antes, os usuários podiam alterar livremente o tipo de link ao compartilhar arquivos, mas o link sugerido por padrão (como "qualquer pessoa com o link", "somente pessoas da organização", ou "pessoas específicas") era o mesmo para todos os usuários, definido apenas no nível do tenant.

Com a nova atualização, os administradores podem configurar qual tipo de link será selecionado automaticamente por padrão, com base em usuário, grupo, local (site ou biblioteca) ou tipo de conteúdo.

Essa mudança foi feita para garantir maior controle e segurança, especialmente em ambientes com requisitos distintos entre áreas como RH, Jurídico, TI ou Marketing.

Opções de link padrão disponíveis

  1. Qualquer pessoa com o link
    Permite acesso externo sem autenticação. Ideal para documentos públicos, mas menos seguro.

  2. Pessoas na organização
    Restringe o acesso a usuários autenticados da mesma empresa.

  3. Pessoas com acesso existente
    Não altera as permissões; apenas envia o link.

  4. Pessoas específicas
    Link individualizado com controle preciso de quem pode visualizar.

Como configurar o novo padrão

A configuração pode ser feita de forma centralizada via:

  • Admin Center do OneDrive ou SharePoint
    Configurações > Compartilhamento > Configuração do link padrão

  • Microsoft Graph API / PowerShell
    Para automação e aplicação por políticas baseadas em grupos.

Benefícios da nova abordagem

Essa abordagem proporciona a redução de risco de vazamento de dados, além de uma experiência de compartilhamento mais alinhada com a política corporativa, facilidade para o usuário final, com sugestões seguras por padrão e flexibilidade para ambientes híbridos ou com diferentes níveis de exposição de dados.

A possibilidade de definir o tipo de link de compartilhamento padrão com granularidade representa um avanço significativo no gerenciamento seguro de arquivos na nuvem. Organizações que desejam alinhar experiência de usuário à sua política de segurança da informação devem revisar e aplicar essa nova funcionalidade no seu ambiente Microsoft 365.


Comments

Popular Posts